quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Menino de 12 anos gasta por engano 100 mil euros em anúncios no Google

O Google reconheceu nesta quarta-feira (5) que um menino espanhol de 12 anos cometeu um erro ao gastar 100 mil euros para contratar publicidade online a fim de promover sua banda no YouTube. A empresa perdoou a dívida da criança equivalente a US$ 112 mil.
José Javier, estudante de Torrevieja, província de Alicante (leste espanhol), criou em agosto uma conta na AdWords, plataforma de publicidade online do Google. Ele queria ganhar dinheiro com vídeos de sua banda no YouTube, mas acabou apenas comprando espaços publicitários.
Na quarta, o Google, dono da plataforma de vídeos YouTube, informou em uma nota que não havia "recebido dinheiro por parte deste usuário" e que cancelava o "débito pendente do AdWords". O comunicado não informava a razão da suspensão da dívida.
Uma fonte do Google disse, no entanto, que a empresa entende que "tudo foi um erro, que [Javier] fez isso de maneira inconsciente". "um menino de 12 anos não quer gastar 100 mil euros", completou.
A ferramenta AdWords permite desenvolver uma campanha na internet ao inserir publicidade em conteúdos de páginas como YouTube. Só que o usuário precisa ser maior de idade para criar uma conta.
"[Ele] pensava que estava ganhando dinheiro, e não o contrário (...) e queria comprar instrumentos [para a banda na qual toca trompete, Los Salerosos]", explicou Inma Quesada, mãe de José Javier, ao jornal "El País".
O jovem associou o AdWords a um conta bancária em seu nome, aberta por sua família para que ele poupasse dinheiro. Os pais ficaram alarmados quando o banco telefonou para informar das cobranças.
A fonte do Google indicou não ter conhecimento de que tenha ocorrido antes um caso como este na Espanha.
fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário